Responsáveis pela entrada da Nintendo, uma empresa produtora de brinquedos e cartas, no mercado de videogames, os Game & Watchs foram lançados em 1980 e se tratavam de uma coleção de 59 aparelhinhos de tela de cristal líquido, cada um com um jogo só. Os títulos variavam entre criações originais e remontagens (com personalidade própria) de sucessos dos fliperama.
Para dar continuidade ao sucesso dos seus jogos de arcade lançados no começo dos anos 80 a Nintendo planejava lançar seu próprio console. Em 15 de Julho de 1983 a empresa lançou no Japão o Nintendo Family Computer. O Famicom, como ficou conhecido, era um console com processador de 8 bits e funcionava com cartuchos.
Durante o seu primeiro ano o Famicom foi criticado por alguns erros de programação o que fez a Nintendo executar um recall de todos os consoles vendidos e parar temporariamente a sua produção.
Encorajada com o sucesso do Famicom no Japão a Nintendo demonstrava grande interesse em lançar o sistema no mercado ocidental. A Nintendo resolveu então lançar o sistema sozinha e em Junho de 1985 apresentou na feira Consumer Electronics Show o Nintendo Entertainment System. O sistema foi totalmente redesenhado, apresentava um layout muito mais sério e moderno, e ao contrário do que era feito anteriormente a Nintendo apresentava o console como um centro de entretenimento para enfatizar o poder do sistema.
O NES foi lançado oficialmente nos EUA no dia 18 de Outubro de 1985 apenas em Nova York, para teste de aceitação do público. Foram disponibilizadas inicialmente 50.000 unidades que se esgotaram rapidamente, o que levou a Nintendo a lançar o console no resto do país em Fevereiro do ano seguinte. Mais tarde o console foi lançado oficialmente na Europa, Austrália e Brasil. O sistema, apesar da concorrência com o Sega Master System, manteve-se na liderança dos mercados japonês e americano durante uma década.
No oriente, a Nintendo japonesa produziu uma nova versão do Famicom (chamada de Famicom AV) e manteve seu suporte de assistência técnica até outubro de 2003, quando oficialmente descontinuou o sistema.
Game Boy ( Original, Color, Ligth ... )
O Game Boy, foi lançado em 1989, com o objetivo de ser o primeiro grande vídeo - game portátil do mercado mundial, e conseguiu. A versão original tinha o objetivo era combinar as características do Famicon com a portabilidade do Game & Watch. O primeiro protótipo do console foi apresentado à diretoria da Nintendo em 1987, surpreendendo os empresários. O presidente da empresa especulou 25 milhões de unidades vendidas em três anos, mas a quantidade foi de 32 milhões.
Com todo o sucesso do Game Boy original, foram lançados algumas versões de visual diferente e alguns até mudando sistema e tamanho. Entre elas estão o Pocket, Ligth, Color, Advance, Advance SP e a mais nova, o Game Boy micro. Abaixo estão os portáteis respectivamente.
OBS: O primeiro é o original.
OBS: O primeiro é o original.
SNES/ Super Nintendo
O Super Nintendo, foi o console lançado para substituir o Nintendinho, e foi lançado em 1990 com poucos jogos. Entretanto, os jogos e o console foram bem recebidos em todo o mundo e o SNES teve grande sucesso.
A Nintendo garantiu seu sucesso no Japão especialmente por manter velhos parceiros, como Capcom, Konami, Tecmo, Square, Koei, Midway e Enix, que mantinham a exclusividade da Nintendo de séries como Mega Man, Final Fantasy e Dragon Quest. Nos Estados Unidos, o Super NES começou cambaleando, mas logo ultrapassou em vendas seu principal concorrente, o Sega Mega Drive.
Assim, em 1996, a Nintendo lançou o sucessor do SNES, o Nintendo 64, entretanto, o console continuou a ser vendido até 1999, quando parou de ser fabricado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário