Resumo
Em 1972, a empresa de jogos eletrônicos Atari, foi fundada por Nolan Bushnell e Ted Tabney. A Atari se destacou e foi muito importante para a popularização dos vídeo - games em todo mundo. Seu console mais famoso, o Atari 2600 vendeu cerca de 30 milhões.
História
Em meados dos anos 62, um garoto da Universidade de Utah, chamado Nolan Bushnell, era viciado no jogo Spacewar, e teve uma grande ideia.
A sua ideia inicial era a de usar um computador pois seus preços haviam baixado muito, mas mesmo assim, eram altos demais para serem usados em "Arcades". Então, em vez de usar um computador, ele construiu um dispositivo onde era possível jogar somente o "Spacewar", com gráficos menos elaborados, ele rebatizou o jogo como "Computer Space".
Em 1971, Nolan Bushnell vendeu sua idéia para Bill Nutting, dono da "Nutting Associates". Nutting então contratou Bushnell para vigiar a criação do "Computer Space" enquanto trabalhava em outros projetos de engenharia. Eles começaram a venda do jogo no final de 1971, porém o "Computer Space" foi um fracasso, vendendo entre 500 e 1500 máquinas.
Bushnell deixou a "Nutting Associates", formou uma sociedade com seu amigo Ted Dabney e abriu uma nova empresa chamada "Syzygy", porém esse nome já pertencia a outra companhia, então ele escolheu o nome "Atari".
Durante os anos 70, a Atari planejava um console que marcasse a empresa no cenário mundial. Pensando assim, Bushnell criou um novo projeto, o Pong. O Pong nada mais era do que um console com apenas um jogo e de um tamanho incrível. Era gigantesco e o único jogo era um " ping - pong ". O vídeo - game estourou e fez um sucesso incomum.
Em 1973, são feitas de 8 a 10 mil unidades, Pong se torna um sucesso sem precedentes. Ted Dabney com medo da concorrência, vendeu metade de sua parte nas ações para Bushnell. Bushnell formou a "Kee Games" (logo após contratar Joe Keenan) para prover uma "competição" a Atari.A partir de 1974, diversas empresas começaram a trabalhar em "pong's" caseiros, tentando aproveitar o grande sucesso do "Arcade". As empresas que mais investiram no "pong" foram Atari, Magnavox e Coleco. Essas empresas criaram diversas variações do "pong" durante anos.
O "pong" começou a perder a sua popularidade a partir de 1977 com a chegada dos video-games baseados em cartuchos, que não se limitavam somente a variações do "pong".
Apesar da simplicidade do jogo, o "Pong" atingiu um sucesso que poucos produtos conseguiram.
Após a perda de sucesso do Pong, a Atari queria continua com o sucesso no mundo dos games e começou a planejar o que seria seu maior sucesso, o Atari 2600. Em 1975, após o grande sucesso do Pong, a Atari comprou uma empresa de engenharia em 1975 chamada Cyan Engineering para desenvolver um sistema de vídeo game de nova geração, e trabalhou em um protótipo conhecido como "Stella" (nome da bicicleta de um dos engenheiros) por algum tempo.
Em agosto de 1976 Fairchild Semiconductor liberou seu próprio sistema baseado em CPU, o Channel F. O Stella ainda não estava pronto para produção, mas estava claro que deveria estar pronto antes que outros produtos similares chegassem ao mercado, que foi o que aconteceu quando a Atari lançou o Pong. A Atari simplesmente não tinha o dinheiro necessário para completar o sistema rapidamente, e, além disso, a venda de seu Pong estava diminuindo. Nolan Bushnell procurou a Warner Communications, e vendeu a companhia para eles em 1976 por 28 milhões de dólares, com a promessa de que o Stella seria produzido o mais rápido possível.
A chave para o sucesso da máquina foi a contratação de Jay Miner, um desenvolvedor de chip que concentrou vários circuitos em um chip, tornando o TIA um chip único. Uma vez completo e testado, o sistema estava pronto para a venda. Na data de lançamento 1977, o desenvolvimento tinha custado aproximadamente 100 milhões de dólares.
Em 1977, a Atari vendeu apenas 250 000 VCSs. Em 1978, apenas 55 000 de uma produção de 800 000 foram vendidos, e foi preciso ajuda financeira da Warner para cobrir prejuízos. Isso causou discordâncias e causou a saída do fundador da Atari, Nolan Bushnell, em 1978. Mas logo depois foi lançado o Atari 2600.
Uma vez que o público descobriu que era possível jogar jogos diferentes de Pong e os programadores aprenderam a alcançar os limites do hardware, o 2600 ganhou popularidade.
Novos consoles com mais recursos foram lançados posteriormente (como o Atari 5200, o portátil Lynx, e o mais recente Jaguar), mas nenhum chegou perto das marcas de venda alcançadas pelo 2600 durante os anos 80. Havia centenas de empresas produzindo jogos (que chegavam aos milhares de títulos) para o 2600, entre elas a SEGA, a Coleco, e a Nintendo. As vendas começaram a cair nos Estados Unidos entre 1983 e 1984. No Brasil foi lançado em 1983 pela Gradiente e continuou como o vídeo game mais popular até o final da década, quando a SEGA entrou no mercado com o Master System. Ainda assim, é possível encontrar até hoje programadores e pequenas empresas produzindo novos jogos compatíveis com esse console.
O insucesso frente às grandes marcas surgidas a partir da "terceira geração" de video games de 8 bits causou problemas financeiros na Atari. No início dos anos 90, a companhia investiu no portátil Lynx, que não teve a mesma aceitação que o concorrente Game Boy, da Nintendo. Em 1993 lançou, em parceria com a IBM, o Jaguar, console de 64 bits, e o mais avançado de seu tempo. Mas a carência de jogos e o alto preço do aparelho fez com que as vendas nunca decolassem, sendo mais tarde eclipsado pela Nintendo com o Nintendo 64, bem como pela Sony, com o seu primeiro console, o PlayStation.
Ao longo dos anos 90, a inabilidade da Atari em acompanhar o mercado de consoles culminou com a venda de suas divisões para diversas empresas de informática, terminando com a venda da própria marca para a Infogrames em 2001. Desde então, esta empresa usa o nome e o logotipo original da Atari em seus produtos, e assim produziu jogos de sucesso, como a série Civilization.
Este video game ficou famoso, principalmente pelo lançamento da franquia God of War, que pussui um gráfico impressionante para um video game de 8 bits. Isto foi possível devido a implementação de um algoritmo que otimizou a pipeline gráfica da máquina. Esta implementação conseguiu fazer o video game superar em desempenho o processador Cell, da IBM.
Nenhum comentário:
Postar um comentário